sexta-feira, 20 de maio de 2011

4a Mostra Marília de Cinema traz à cidade o cinema brasileiro contemporâneo

Entre curtas, médias e longas serão exibidos mais de 30 filmes em 4 dias, sempre com entrada franca. Programação ainda inclui oficinas, debates, lançamentos, exposição e shows



A 4a Mostra Marília de Cinema, uma realização da Kinoarte, produção da Hora H e patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, começa nessa quinta e prossegue até domingo trazendo à cidade o melhor da produção contemporânea. Serão mais de 30 filmes entre curtas, médias e longas, com destaque para o cinema brasileiro independente e produções locais inéditas: “Pela primeira vez teremos um cineasta mariliense concorrendo ao Troféu Seu Dito na Competitiva Nacional de Curtas”, destaca Bruno Gehring, presidente da Kinoarte e um dos coordenadores da Mostra. É o caso do cineasta Marcelo Toledo, co-diretor do curta-metragem “Cynthia”, um dos 12 filmes que integram a Competitiva Nacional de Curtas. O filme será exibido nesse domingo, dia 22, às 19h, no Cine Esmeralda, com entrada franca.

Homenagens

Haverá também uma boa surpresa aos marilienses já na noite de abertura da Mostra: “Entre os homenageados desse ano está o fotógrafo português radicado em Marília Manoel Joaquim Pires, autor das famosas fotos que celebraram os Festivais promovidos pelo Clube de Cinema de Marília nos anos 1960. Iremos exibir um filme que ele rodou em 1962 quando o então presidente João Goulart visitou a cidade. Trata-se de um curta-metragem de aproximadamente 13 minutos rodado em 16mm e que raramente foi exibido. O filme tem uma importância fundamental pois é um raro registro cinematográfico da cidade nos anos 1960”, explica o coordenador geral da Mostra, o cineasta mariliense Rodrigo Grota. Manoel Joaquim Pires é autor, por exemplo, das cultuadas fotos de Leila Diniz em Marília, registro que motivou a realização do curta-metragem “Os Olhos Não Têm Cerca” na Mostra do ano passado.
Outra homenagem fundamental será ao cineasta italiano radicado no Brasil Andrea Tonacci, autor de dois clássicos do cinema brasileiro: “Bang Bang” e “Serras da Desordem”, considerado por muitos críticos o melhor filme brasileiro da última década. Autor de uma linguagem inventiva e ao mesmo tempo crítica e rigorosa, Tonacci atravessou quatro décadas aliando experimentalismo e pesquisas antropológicas, com destaque para a temática indígena. “Tonacci é um cineasta único no cenário contemporâneo do cinema brasileiro. Possivelmente o mais íntegro; certamente o mais radical. A forma como ele vê um filme, como pensa a linguagem, como conceitualiza os seus trabalhos remete a um certo rigor que não vemos na produção contemporânea. É praticamente um artista do renascimento em pleno século 21”, avalia Rodrigo Grota. Nessa homenagem a Tonacci serão exibidos os já citados “Bang Bang”, “Serras da Desordem”, além dos raros “Olho por Olho” e “Interprete Mais, Pague Mais” – esse último um trabalho pouco visto, provavelmente o primeiro longa brasileiro a ter sido rodado no formato vídeo. Tonacci virá ao festival – ele integra o Júri da Competitiva Nacional de Curtas ao lado do crítico de cinema Rodrigo de Oliveira e do curador William Hinestrosa. Na sexta, às 16h, Tonacci irá conversar com o público sobre a sua obra no Clube de Cinema de Marília.

Destaques



]Entre os destaques da programação desse ano estão o longas brasileiros “Além da Estrada”, de Charly Braun, “Filhos de João – Admiráel Novo Mundo Baiano”, de Henrique Dantas, e “Cabeça a Prêmio”, de Marco Ricca; a animação francesa “O Mágico”, inspirada em uma história de Jacques Tati; “Filme Socialismo”- o mais recente filme do mestre francês Jean-Luc Godard; além do último trabalho do realizador americano Francis Ford Coppola – “Tetro”. A Mostra nesse ano também irá exibir médias-metragens, caso de “Laura”, documentário de Fellipe Barbosa, e “Coisas Perigosas e Belas”, filme co-dirigido pelo mariliense Marcelo Toledo e que na Mostra Marília terá sua primeira exibição pública.

Shows


Durante os quatro dias da Mostra haverá também o projeto Barbada no Cão Pererê, uma realização da Kinoarte que alia apresentações musicias e discotecagem temática. Na quinta, dia 19, o destaque fica para o projeto Out Track, de Assis, liderado por Diego Max. Na mesma noite haverá uma discotecagem de jazz em vynil coordenada pelo escritor mariliense Rodolfo Arruda Leite de Barros. Na sexta a banda local Vitrola Vil irá apresentar o repertório do seu CD, junto ao DJ Ed Groove e à Discotecagem Barbada (Funk Groove), de Londrina. No sábado Os Rélpis, de Araraquara, se apresentam junto à discotecagem de André Jundi, DJ residente do Cão Pererê. E no domingo o baterista Lucas Melo recebe convidados para a jam session Girl You Know the Reason Why, que irá misturar jazz e rock.

Atividades paralelas


Ao longo de toda a Mostra haverá uma série de atividades paralelas – a partir dessa quinta a fotógrafa Paula Mello mostra o registro fotográfico realizado a partir de cursos promovidos esse ano pela Oficina Cultural Tarsila do Amaral. A exposição “Imagens e Olhares Artísticos” irá permanecer em cartaz até o dia 22 no saguão de entrada do Cine Esmeralda. No sábado a partir das 19h o escritor mariliense Ramon Barbosa Franco lança o seu primeiro livro: “Contos do Japim”, com preço especial de lançamento (R$ 20) também no saguão de entrada do Cine Esmeralda. Na noite de abertura serão lançadas as duas últimas edições da Revista Taturana, uma publicação da Kinoarte voltada ao cinema independente.

Oficinas


Assim como nos anos anteriores, a Kinoarte nesse ano está promovendo a Oficina de Realização em Cinema – cerca de 30 alunos estão produzindo um curta que irá estrear no domingo, dia 22, às 21h30, no Cine Esmeralda. A Oficina é coordenada por Bruno Gehring (produção), Guilherme Gerais (fotografia), Henrique Ventorin (montagem), Rodrigo Grota (direção e roteiro) e Thalita Rubio (direção de arte) e está sendo realizada na Elam (Escola Livre de Artes de Marília) e na Oficina Cultural Tarsila do Amaral. Em fevereiro a Kinoarte também promoveu na cidade uma Oficina de Roteiro (do qual resultaram 7 roteiros para curta-metragem) com Rodrigo Grota, e uma Oficina de Videoclipe com Bruno Gehring e Felipe Augusto – dessa Oficina resultou o clipe da música “Babe”, da banda local Vitrola Vil.

Ciclos

O escritor e cineasta mariliense Edu Reginato, radicado no Rio de Janeiro desde 1999, tem apresentado desde a última segunda na Sala de Projeção Municipal um Ciclo de Terror, incluindo os filmes “Onibaba, a Mulher Diaba”, clássico dos anos 1960 dirigido por Kaneto Shindô; “Inverno de Sangue em Veneza”, obra-prima de Nicolas Roeg; o raríssimo brasileiro “As Filhas do Fogo”, do cineasta paulista Walter Hugo Khouri; e “A Tortura do Medo”, filme pouco conhecido do britânico Michael Powell, considerado por Martin Scorsese o melhor filme já feito sobre cinema ao lado de “8 e Meio”, de Federico Fellini. O ciclo integra um novo projeto de exibição: o Cine Tarsila, uma parceria entre a Kinoarte, a Mostra Marília de Cinema e a Oficina Cultural Tarsila do Amaral. Em fevereiro já havia sido realizada a 1a Semana do Cinema Brasileiro, ciclo que trouxera à cidade filmes nacionais contemporâneos que não chegariam ao circuito comercial local.

Curtas

Outro destaque da 4a Mostra Marília é a Competitiva Nacional de Curtas-Metragens. Nesse ano foram inscritos 291 trabalhos de todo o Brasil – apenas 12 curtas foram selecionados. Os filmes concorrem ao Troféu Seu Dito em 10 Categorias (Melhor Filme – Júri Oficial, Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Montagem, Trilha Sonora, Ator e Atriz). O Melhor Curta segundo o Júri Oficial recebe também um prêmio de R$ 5 mil. Nesse ano haverá também um Troféu Seu Dito concedido pela Revista Taturana ao Melhor Projeto Gráfico.

A 4ª Mostra Marília de Cinema, uma realização da Kinoarte com produção da Hora H Produções, conta com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010, e apoio cultural da Prefeitura de Marília – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Cine Esmeralda, Clube de Cinema de Marília, Elam – Escola Livre de Artes de Marília, Oficina Cultural Regional Tarsila do Amaral, Cão Pererê, Revista Taturana e Studio Imaje.

Mais informações sobre a 4a Mostra Marília de Cinema pelos telefones (14) 3422 2755, (11) 8216 6644, (43 9902 2669) e no site mostramarilia.com.

Nenhum comentário: